Você tem fitas VHS e deseja salvar seu conteúdo para sempre?
Aproveite enquanto é tempo, passe suas fitas para um DVD, mantendo a qualidade atual, sem se preocupar com a sua depreciação natural.
Imagine o investimento que você realizou alguns anos atrás para filmarem o seu casamento, formatura, festa infantil, viagem ou qualquer outro evento, seu objetivo era ter uma recordação de seus melhores momentos. Então aproveite e faça contato agora!
Por que converter de VHS para DVD?
As fitas VHS são muito sensíveis, susceptíveis ao tempo devido a diversos fatores. A principal vantagem desta conversão é manter seus vídeos com a qualidade atual, o que significa que você não perderá qualidade na imagem com o tempo, pelo mofo, ou com cada cópia que for feita. Uma mídia de DVD ocupa bem menos espaço, tornando-se fácil o armazenamento. Com o tempo a fita VHS vai se deteriorando, amarelando e criando mofo, ou seja a tendência com o tempo é a de se perder toda a imagem armazenada no VHS.
Por que a imagem da fita VHS vai deteriorando com o tempo?
A gravação de uma fita VHS é analógica e o processo dá-se magneticamente. Com o passar do tempo o campo magnético da fita vai se alterando, perdendo assim a qualidade original da imagem, perde-se a intensidade das cores e a definição dos contornos. Outro fator decisivo é o atrito das partes mecânicas, da pressão da fita sobre o cabeçote. A fita tem como matéria-prima o plástico e o óxido de ferro. O óxido de ferro vai se soltando da fita com o atrito gerado, surgindo pontos acinzentados na tela. Além disso, as pequenas partículas que se desprendem, suja o cabeçote com o tempo.
Em suma, cada reprodução, perde-se um pouco da qualidade. Além de tudo, a perda acentuada do óxido torna a fita áspera e por isso ficando mais lenta em alguns trechos, mudando a velocidade de reprodução e podendo enroscá-la no cabeçote, esticando ou arrebentando, tornando a perda definitiva. O mofo é outro inimigo das fitas VHS, quase todos os usuários já devem ter se deparado com este problema que além de destruir o conteúdo da fita, pode inutilizar o próprio aparelho de vídeo cassete pelo resíduo do mofo no cabeçote, necessitando de manutenção do mesmo.