domingo, 30 de junho de 2013

Conheça o Samsung Galaxy Gran Duos, um sofisticado smartphone dual-chip


Design
O Galaxy Gran Duos segue o “novo” visual da linha Galaxy, sem quinas, com um friso cromado em toda a lateral e a parte de trás levemente arredondada. Na verdade, olhando de relance é difícil de diferenciá-lo de outros modelos da marca. Ele pesa 162 gramas e tem dimensões de 143,5 x 76,9 x 9,6 mm. Talvez alguns achem um pouco grande para coloca-lo no bolso, mas na hora se usar o smartphone é bem confortável. A tampa traseira, feita de plástico e flexível como em outros aparelhos da Samsung, é removível, e debaixo dela você irá encontrar a bateria, os slots para os 2 SIM Cards (um no canto superior esquerdo, outro no inferior direito, ambos de tamanho normal) e o slot para um cartão microSD, que pode ter capacidade de até 64 GB.
Comparando com o Galaxy S4 é que este é menor que o Gran Duos, embora que tenham o mesmo tamanho de tela, mas isso é algo que você só vai notar com ambos os aparelhos lado-a-lado.


Gran Duos à esquerda, e o Galaxy S4 (modelo top de linha da marca)

Tela
A tela é touchscreen capacitiva de 5 polegadas. A resolução não é alta, é de 480 x 800 pixels, mas isso não quer dizer que a tela seja ruim, pelo contrário: ela é perfeitamente adequada para o uso no dia-a-dia, com boas cores e ótimo ângulo de visão, embora que a visibilidade diminui sob a luz direta do sol. Ela não é tão impressionante quanto a tela Super AMOLED de um smartphone top de linha, mas não faz feio.

 

Software
O sistema operacional do Galaxy Gran Duos é o Android “Jelly Bean” 4.1.2, com as tradicionais modificações da Samsung, como a interface TouchWiz. Fiquei surpreso ao encontrar alguns recursos de smartphones muito mais caros, como o Galaxy Note II: entre eles o “Stay Awake”, que mantém a tela acesa enquanto você estiver olhando para ela, o modo MultiView, que permite executar dois aplicativos ao mesmo tempo (dividindo a tela ao meio) e o bloco de notas S-Note, que permite desenhos e anotações à mão livre e tem recursos como o reconhecimento de escrita.
Dá para aproveitar até sete telas iniciais que podem ser preenchidas por ícones de apps e widgets. Ao conectar o fone de ouvido, uma tela extra é criada com widgets do player de música e de vídeo.
Também há atalhos personalizáveis: na tela de bloqueio, pode-se deixar até três ícones para acesso rápido e outros quatro fixos na parte inferior da tela, ao lado do ícone que abre o menu com todos os aplicativos.

Hardware
Por dentro o Galaxy Gran Duos tem um processador dual-core de 1.2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória (4 GB disponíveis ao usuário). A câmera traseira tem 8 MP e flash, e há uma câmera frontal de 2 MP para vídeo chamadas. Há suporte a redes Wi-Fi em todos os principais padrões em uso (802.11 a/b/g/n), redes 3G e HSDPA (“3G+” em algumas operadoras), Bluetooth 4.0 e GPS. Também há um ótimo rádio FM. Acompanha fone de ouvido auricular com controle de volume e ótima qualidade de áudio

Câmera
A câmera também é um ponto positivo, faz fotos boas o suficiente em ambientes bem iluminados. Ela pode até não ter alguns dos recursos das câmeras de aparelhos mais sofisticados, como captura em sequência, mas no que mais importa, a qualidade de imagem, ela agradou bastante.
As fotos diurnas são muito boas, como é de se esperar das câmeras dos aparelhos da Samsung. E as noturnas não decepcionam, partindo do principio que estamos usando um celular e não uma câmera fotográfica, ative o modo noturno e as fotos ficarão mais claras.
Além dos controles comuns em câmeras de smartphones, como valor de exposição, ISO e controle de branco, há 13 efeitos que podem ser utilizados nas fotos: desbotado, sépia, preto e branco, negativo, entre outros.
Na hora de filmar, é possível gravar vídeo em Full HD (1920 x 1080 pixels) e 30 quadros por segundo, recurso normalmente encontrado apenas em aparelhos mais caros. Os mesmos efeitos do modo de fotografia podem ser utilizados no vídeo.
Foto de 3 MP em dia nublado, clique para ampliar

Conexão com TV
De acordo com a ficha técnica do aparelho, a porta USB na parte de baixo tem suporte a MHL, o que significa que em teoria é possível conectar um adaptador (vendido separadamente) a ela e ganhar uma saída HDMI para conectar o aparelho a uma TV. Infelizmente não tenho um adaptador em mãos para testar este recurso.

Suporte Dual-SIM
O suporte a Dual-SIM no Galaxy Gran Duos é bastante completo e flexível. Você pode definir, na tela de configurações, exatamente como o aparelho vai se comportar quando receber uma chamada ou estiver usando a conexão de dados.
Por padrão ele se comporta como um aparelho “Dual Standby”, ou seja, as duas linhas ficam de prontidão para receber chamadas, mas quando uma delas está em uso, seja durante uma chamada ou durante o uso da conexão 3G, quaisquer chamadas feitas para a outra linha serão encaminhadas para a caixa postal.
Ativando a opção “Receber chamadas enquanto usa dados” o comportamento muda: você pode ter a conexão de dados ativa em uma das linhas e ainda assim vai receber chamadas na outra. É a melhor opção para quem tem um chip para aproveitar um plano de dados mais em conta e outro que é a linha principal para telefonia.
Fiz um teste com um download via 3G em um chip ao mesmo tempo que uma chamada para o outro. O download foi pausado durante a chamada, e retomado automaticamente assim que ela foi encerrada.
E também há a opção “2 chips sempre ativos”, que é a melhor para quem usa as duas linhas intensamente para telefonia. Com ela, você pode receber uma chamada em uma linha enquanto está atendendo a outra, e alternar entre as chamadas com um toque em um ícone na tela. E se uma das linhas estiver fora de área, as chamadas para ela serão automaticamente encaminhadas para a outra.
Você pode definir qual a linha padrão para a conexão de dados. Outra informação interessante é que tanto o discador quanto o aplicativo de Mensagens tem dois botões “enviar”, um para cada linha.

Acessórios e Conectividade
Nesse tópico, ele segue o padrão da Samsung. Na caixa, há apenas o carregador de bateria,  fone de ouvido (3,5 mm), manual, cabo micro USB, que se conecta tanto ao carregador quanto a um computador para transferir arquivos. No próprio aparelho, temos a porta microUSB 2.0 e a P2 para fone de ouvido. Nas conexões sem fio temos: Bluetooth 4.0, Wi-Fi e compatibilidade com 3G, GPS e Rádio FM. O fone de ouvido é do tipo auricular com controle de volume e ótima qualidade de áudio. Sensores: acelerômetro, bússola digital, proximidade, giroscópio.


Bateria
A bateria é de 2.100 mAh,  tem um bom desempenho, sua duração é claro que depende do uso. Mas é possível usar o aparelho com uso intenso por várias horas seguidas, ir e voltar do trabalho ouvindo música, acessar as redes socias e aplicativos sem ter que ficar recarregando, mas nunca é demais ter um carregador ou cabo usb por perto.

Conclusão
O Galaxy Gran Duos é mais caro do que concorrentes na mesma categoria, como o Motorola RAZR D3, mas temos que levar em conta que ele tem uma tela maior, mais memória interna e um suporte a dois chips mais versátil e um design mais refinado.
A ergonomia tem que ser levada em conta: alguns podem achar “grande demais” para quem tem mãos pequenas, e se você tem dúvidas nesse ponto, minha sugestão é que vá a uma loja e confira pessoalmente a "pegada" antes de comprar.
No geral, o Galaxy Gran Duos oferece um bom custo benefício, com um processador poderoso, uma ótima câmera e boa autonomia de bateria. Só acho que a tela tivesse uma resolução um pouco mais alta, embora ela não seja, de forma alguma, um motivo para desconsiderar a compra.

Ele é um aparelho intermediário que tem ótimo desempenho para a categoria e não é a toa que o Gran Duos é chamado de “o melhor dual SIM do mercado”. Recomendo!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Afinal, o que é um Ultrabook?


Certamente você já ouvi esse nome em algum lugar. Mas pouca gente se dedica a explicar, de forma objetiva, qual é a diferença do ultrabook para um notebook convencional.

O ultrabook é uma proposta desenvolvida pela Intel que tem como objetivo oferecer computadores portáteis mais finos e leves que os notebooks convencionais, mas com uma capacidade de processamento maior que os netbooks atuais. A ideia é que o ultrabook ofereça a portabilidade que os tablets possuem, mas com uma maior gama de possibilidades, pois nele você pode exercer de forma mais completa as atividades cotidianas.

O termo Ultrabook foi patenteado pela Intel, então ela criou as regras que o definem.
São elas:
a espessura máxima do aparelho deve ser de 20mm;
o processador deve ser Intel da linha Core i (a partir da segunda geração)
5 horas ou mais de autonomia de bateria;
e armazenamento SSD

O diferencial do armazenamento SSD é que tem acesso aos dados em alta velocidade, ocupa menos espaço físico e é mais resistente a quedas e choques que o HD convencional. Por outro lado, é uma das características que encarecem o preço dos Ultrabooks, além de ainda não contar com grande capacidade de armazenamento.

Mas os Ultrabooks ainda são "ultracaros". No Brasil, por exemplo, em alguns casos pela metade do preço de um Ultrabook, você encontra um excelente notebook de configurações intermediárias e até avançadas. 

Por isso, se você busca um notebook para uso doméstico, de navegação na internet e arquivos de texto, pode gastar dinheiro demais levando um Ultrabook pra casa. Mas se você gosta de tecnologia, carrega demais o notebook pra lá e pra cá e trabalha com programas e jogos pesados, edição de imagem, um Ultrabook pode cair como uma luva.

Fonte: www.zoom.com.br