sábado, 22 de dezembro de 2012

Dicas para amenizar o efeito do calor sobre computadores e notebooks


Nesses dias quentes de verão, é fundamental tomar alguns cuidados com o computador ou notebook. Esse tipo de equipamento foi projetado para operar numa temperatura ambiente não superior a 33ºC e, em nossa cidade ultrapassamos com facilidade essa marca. Algumas recomendações para evitar problemas com seu equipamento:

Localização do equipamento
Para os desktops, que são os computadores do tipo mini torre, temos que verificar se o fluxo de ar dentro do gabinete está adequado. Observe se o seu computador não está com alguma obstrução na entrada ou saída de ar, que pode ser causado pela proximidade de uma parede, um eletrodoméstico gerador de calor, uma janela (sol), um móvel, ou de algum outro objeto. Se o fluxo estiver prejudicado, haverá aumento da temperatura interna do gabinete, gerando menor desempenho e redução da vida útil dos componentes. Procure sanar esses problemas e instale seu desktop num local arejado e ventilado.

Limpeza Interna
Os gabinetes localizados próximos ao chão costumam acumular mais poeira no seu interior, sendo necessário realização de limpeza periódica do mesmo. É fundamental certificar-se que todos os coolers (ventiladores) estejam limpos e funcionando perfeitamente. Quando o cooler está com algum defeito, ou muito sujo, passa a girar mais rápido para atingir a mesma performance.  Isso aumenta o ruído e pode ser um indicativo de problema, neste caso, é recomendável fazer a troca. O cooler resfria o equipamento, mas libera ar quente, então, em alguns casos, é aconselhável instalar outro cooler no gabinete para servir de exaustor, assim, ele joga o ar quente para fora do gabinete, diminuindo a temperatura interna.

Notebooks
No caso de um notebook, a situação é bem parecida, os componentes sobreaquecidos reagem da mesma forma. De repente, você pode perder todo o seu trabalho por causa de um travamento indesejável ou inexplicável.
Aconselha-se trabalhar com o notebook sempre numa superfície lisa e plana, pois normalmente as ventoinhas estão instaladas na base do notebook e é por onde também acontece a troca de calor com o ambiente. As pessoas que utilizam o notebook no colo, no sofá ou até mesmo sobre a cama podem estar impedindo o fluxo de ar. Atualmente, é possível encontrar em lojas especializadas uma base com ventilador para notebooks, exatamente para aumentar a refrigeração.
Outro erro comum, é utilizar como apoio sobre a mesa, aquelas capas finas que acompanham o notebook, que tem como função protegê-lo contra riscos. Porém, tanto cuidado para não riscar o equipamento, acaba expondo o produto ao nocivo aumento da temperatura.
Fique atento para evitar o superaquecimento de seu computador, espero ter contribuído com essas dicas.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Verdadeiro ou Falso?



1. Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar?
VERDADEIRO. É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes e voltar a ligá-lo. 5 segundos deve ser o suficiente.

2. O computador gasta mais energia ao ser ligado do que se permanecer em uso por longas horas?
FALSO. O Computador não é carro e não tem motor de arranque não caia nessa conversa, por mais econômico que o computador sejam em qualquer momento que ficar desligado ele vai poupar energia.

3. O computador não deve ficar exposto ao sol?
VERDADEIRO. Se ele esquentar mais do que o habitual, sua vida útil tende a decrescer. Por isso nunca é boa ideia instalar o PC próximo a janelas onde bate o sol.

4. Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada?
FALSO. Tanto faz, os equipamentos portáteis atuais tem proteção de curto-circuito e são multi-voltagem.

5. Tirar o pendrive sem "avisar" o computador pode causar danos ao Pendrive?
VERDADEIRO. Quando se usa a opção "remover com segurança no Windows ou ejetar, o sistema operacional termina todas as operações de leitura e gravação e "fecha a porta"
do pendrive, permitindo sua retirada. Não fazer isso pode causar desde a simples perda de dados até a queima dos circuitos do pendrive.

6. Se mais de 80% do HD estiver ocupado, o computador se torna mais lento?
VERDADEIRO. Essa parece mentira, mas não é. Engana-se quem acredita que pode usar a capacidade todinha do disco para guardar seus arquivos, o sistema operacional precisa de espaço para "respirar". Se o seu HD já se aproxima desse limite de 80%, é melhor pensar em uma limpeza ou comprar um disco maior.

7. Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico?
VERDADEIRO. Embora não seja um laser, o LED vermelho do mouse óptico é focalizado por uma lente e tem intensidade suficiente para causar danos à retina, especialmente se a exposição for muito longa.

8. Deixar o celular perto do computador pode danificar os aparelhos?
FALSO. É verdade que o celular emite ondas de rádio, mas o computador costuma ser blindado o suficiente para não ser afetado por elas, e mesmo que não seja, provocará interferência momentânea e nenhum dano definitivo. O celular não corre nenhum risco de ser danificado.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Qual a diferença entre Memórias DDR, DDR2 e DDR3?

São tecnologias diferentes. Essas memórias diferem em uma série de características, que vão desde a aparência física (ver imagem), desempenho, preço e consumo de energia. Atualmente o padrão utilizado é o DDR3, mas engana-se quem acha que a performance tenha sido o principal motivo para mudança de padrões.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Windows 8: Minha Opinião


Quando instalei o Windows 8 Pro no meu computador, levei um susto, em primeiro lugar por não ter o botão iniciar, a tela inicial completamente diferente do que estamos acostumados. Houve a troca de posição de algumas das funcionalidades básicas do sistema, isso fez com que tarefas até então simples, deixariam de ser a partir de agora. Até mesmo dar o comando para desligar o sistema não é fácil na primeira utilização. Então achei que seria mais uma equívoco da Microsoft, como o Windows Millenium e o Vista. Mas bastou 2 dias para mudar de opinião. O Windows 8 é um sistema que parece obter melhor performance do computador, bastante estável e traz várias novidades em relação ao seu antecessor (Windows 7), principalmente a interface Metro e a "Charms bar", também conta com uma melhora significativa do Gerenciador de Tarefas, novas opções no Windows Explorer e teremos a oportunidade de conhecer a Windows Store e seus aplicativos.
No meu computador eu instalei ele, ainda mantendo o XP e o Windows 7, pois seria uma maneira de ir conhecendo o sistema aos poucos, mas logo em seguida já o deixei como meu sistema padrão.
Área de trabalho com menu charms ativo (à esquerda) e a nova interface metro

Tela de Boot inicial com 3 sistemas instalados no mesmo computador

 Acredito que após um pequeno período de adaptação a maioria dos seus usuários irão aprovar. A iniciativa de criar um sistema multiplataforma (computador e tablet) deve ser uma boa jogada. Quem comprar um tablet ou ultrabook com tela de toque terá um ótimo sistema que não subutilizará seu hardware e trará mais familiaridade e opções que a concorrência. Apostar no Windows 8 é apostar no futuro.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Windows 8: Como organizar, redimensionar e agrupar aplicativos na tela inicial do Windows 8

A mudança de maior impacto no Windows 8 é a da tela Inicial, que tem uma interface voltada principalmente para tablets. Trata-se de uma aposta alta, já que muda sensivelmente a maneira como as pessoas acessam seus aplicativos favoritos no novo sistema operacional. Mesmo aperfeiçoado para portáteis "touchscreen", o novo ambiente pode ser explorado normalmente com o mouse e teclado. Neste vídeo feito pela equipe do Baixaki, você vai aprender a adicionar, remover, redimensionar e organizar seus programas na nova tela Inicial do Windows 8.


Windows 8: Desabilitar alterações “ao vivo”

Clique na imagem para ampliar

Muitas pessoas têm aplicativos que mostram notícias recentes, como a assinatura de um caderno de notícias em geral. Por conta disso, as "tiles" ficam mudando e noticiando fatos diferentes a todo o momento — o que pode ser útil ou irritante.
Caso você seja uma das pessoas que não curte essas mudanças e quer continuar com a tile na sua Tela, clique com o botão direito e clique na alternativa “Desligar bloco dinâmico”. Com isso, as atualizações vão parar, mas você continuará tendo acesso rápido às notícias. Para reverter clique com botão direito novamente e marque "Ligar bloco dinâmico".

Windows 8: Novidades no Windows Explorer

O Windows Explorer no Windows 8 sofreu mudanças e a sua interface ganhou uma nova roupagem. Tanto as telas do gerenciador de pastas e de arquivos quanto as janelas abertas quando alguma operação está sendo realizada, como a cópia ou exclusão de itens.

A mudança mais sentida nesta nova versão do Windows Explorer é a alteração da aparência do menu superior da tela, nas quais todas as funcionalidades e opções de interação podem ser acessadas. Esta seção do gerenciador é mais comumente chamada de Ribbon que lembra bastante as telas do Office, principalmente porque todas as funções estão categorizadas de acordo com a sua finalidade. Além disso, o novo Ribbon possibilitou a apresentação de uma gama maior de funcionalidades. Algumas dessas funções já estavam presentes nas versões anteriores, mas, por elas não estarem tão acessíveis quanto agora, a maior parte das pessoas nem sequer faz ideia da existência delas.

Dessa forma, por exemplo, renomear um arquivo ou apagar um documento será ainda mais intuitivo. Os comandos serão organizados por abas de acordo com a sua finalidade. Conforme podemos observar nas imagens divulgadas, o Windows Explorer contará basicamente com as seções:
 ARQUIVO

COMPARTILHAR

EXIBIR

Dependendo do tipo de arquivo selecionado, o Explorer poderá apresentar novas guias, como “Ferramentas de biblioteca”, “Ferramentas de imagens” e “Ferramentas de disco”. 



Windows 8: Melhorias nas funções copiar, mover, renomear e deletar

As tarefas mais simples de todos os dias estão ainda melhores e mais rápidas. As versões anteriores do Windows já contam com um gerenciador para cópias, mas cada atividade de transferência é exibida em uma janela diferente. No Windows 8, todas as tarefas para mover um conteúdo de um diretório a outro são exibidas em uma mesma tela, uma logo abaixo da outra.


Além de facilitar o acompanhamento dos processos de cópia, o gerenciador unificado também permite que você pause, cancele ou reinicie uma transferência. Com isso, você pode controlar quais tarefas devem ser finalizadas antes, determinando a prioridade das atividades.
Para quem gosta de informações mais visuais, a Microsoft adicionou um gráfico mais detalhado com os dados da transferência (imagem abaixo). As informações do novo recurso gráfico são atualizadas em tempo real e exibem a velocidade com a qual os arquivos estão sendo copiados, quantos documentos ainda restam e o tempo restante para que a tarefa seja concluída.


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Windows 8: Fazendo o log-in automaticamente

Se você quiser iniciar o sistema mais rapidamente, removendo a senha de usuário ou simplesmente eliminando o clique que é feito na escolha do usuário do computador antes do carregamento da tela inicial, existe um caminho. Segure a tecla Windows com a tecla R, digite "netplwiz" e pressione Enter para entrar na janela de diálogo das contas de usuários. Desmarque a opção "Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador" e clique em OK. Entre com o nome de usuário e senha da conta que será acionada automaticamente, clique em OK e reinicie.


Windows 8: Adicione o menu iniciar no sistema

Esta é uma dica para quem utiliza o Windows 8 e sente falta de ter o menu INICIAR. Para resolver isso, recomendo a instalação do programa Classic Shell. Das opções que testei foi a melhor.
Classic Shell
Esse programa tinha por finalidade colocar o menu iniciar do Windows XP no Windows 7, mas acabou ganhando uma nova função: dar um botão iniciar ao Windows 8Logo após a instalação, sem qualquer tipo de configuração adicional, o Botão do Windows e o Menu Iniciar já estarão mais uma vez presentes na sua Área de trabalho. Como um padrão, eles vêm instalados na forma clássica.



O programa também vem com uma galeria de skins, para quem deseja mudar a cor do menu iniciar ou criar sua própria barra. Abrindo as propriedades do aplicativo, é possível escolher uma nova versão do Menu Iniciar, caso você prefira o estilo adotado pelo Windows 7 ou XP. Além disso, o menu inteiro pode ser configurado, escolhendo a opção “All settings” e entrando em “Menu look”. Ali, você pode trocar a quantidade de colunas e o nome exibido na lateral esquerda, entre outras opções. Se você quiser, pode também dar uma conferida nas outras guias das opções, pois há uma série de alterações disponíveis para você personalizar o aplicativo.Vale apenas conferir se a alternativa “Skip Metro screen” está marcada. Caso contrário, o Windows inicializa na Tela Inicial. Caso você queira deixar a Charm bar desabilitada, você pode fazê-lo nas opções do programa. Comece selecionando “All settings” e entre na aba “Windows 8 settings”. Então, dentro de “Disable active corners”, basta marcar a alternativa “All”. Feito isso, a Charm bar é desativada na tela, mas ainda pode ser aberta pelo atalho “Tecla do Windows + C”.

Para baixar este programa do meu disco virtual, CLIQUE AQUI 8,38 MB

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Windows 8: Conheça o novo Gerenciador de tarefas

Desta vez a Microsoft resolveu fazer um upgrade no Gerenciador de Tarefas no Windows. Agora ele ficou bem mais organizado e com novas informações. Uma das funcionalidades mais úteis encontra-se na guia “Performance” do Gerenciador de tarefas. Com ela, você consegue acompanhar o desempenho de diversos componentes do computador, como processador, memória e disco. Além disso, diversos dados da rede também são mostrados, permitindo a visualização do fluxo dos dados que saem do PC e vão para a internet e o uso dos recursos da máquina. Nesta tela também é exibida o Tempo de Atividade, embora essa não seja uma informação vital, você pode ter curiosidade em saber há quanto tempo o seu sistema está em funcionamento. 

Clique na Imagem para ampliar

Uma alteração importante foi a utilização de nomes amigáveis para processos em segundo plano, tornando mais fácil a identificação. Muito usuários avançados complementavam o uso do Gerenciador de Tarefas com outras ferramentas, como o Monitor de Recursos, simplesmente porque no passado o Gerenciador de Tarefas não mostrava a atribuição de disco e rede por processo.

O mapa do Calor > A diferença mais notável na nova guia Processos é o novo mapa de calor, que representa diversos valores por cor. Os dados de telemetria nos dizem que é muito comum os usuários irem até a guia Processos, classificarem os dados pela utilização da CPU ou memória e procurarem os aplicativos que consomem mais recursos do que o esperado. A melhor coisa de um mapa de calor é que ele permite que você monitore anomalias em diversos recursos (rede, disco, memória e utilização da CPU) ao mesmo tempo, sem precisar classificar os dados.


Outra aba que pode ser bem útil é a “Histórico de Aplicativos”, a qual mostra quais são os processos que mais consomem tempo do processador e transmitem o maior volume de dados pela rede. De posse dessas informações, você consegue encontrar as tarefas que deixam o computador mais lento ou que interferem no desempenho da rede e, assim, resolver os problemas que atrapalham na realização de outras atividades.

Agora que você conhece um pouco mais os recursos que são apresentados na nova interface do Gerenciador, aproveite para acompanhar mais de perto o desempenho da sua máquina e tirar o máximo proveito das ferramentas oferecidas.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Dica: Novas ações para as Janelas do Windows

O 4t Tray Minimizer Free é um programa que aumenta as possibilidades de manipulação das janelas do Windows. A partir desse aplicativo, o usuário pode enviar as janelas para a Bandeja do sistema, manter janelas sempre visível, entre outras ações.
Ao instalar o programa, a barra superior das janelas do Windows ganham quatro novos botões:

1 “Minimize To Tray” = minimiza para a Bandeja do sistema;
2 “Roll Up/Roll Down” =  comprime a janela na barra de título;
3 “Stay on top” = mantém a janela sobre os outros elementos do sistema;
4 “Make Transparent” = deixa a janela transparente.

É possível personalizar os botões que serão exibidos na barra, na minha opinião o mais útil é o "Stay on top", ideal para quando queremos assistir um vídeo e usar o computador ao mesmo tempo.

Além disso, o 4t Tray Minimizer Free adiciona o próprio ícone à Bandeja do sistema (systray) em forma de um botão que, quando pressionado, exibe uma lista de todas as janelas abertas na máquina. O programa é uma opção interessante em uma área que não contam com muitas alternativas competentes. 


O programa é gratuito e compatível com Windows XP/Vista/7 e 8