segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Windows 8: Conheça o novo Gerenciador de tarefas

Desta vez a Microsoft resolveu fazer um upgrade no Gerenciador de Tarefas no Windows. Agora ele ficou bem mais organizado e com novas informações. Uma das funcionalidades mais úteis encontra-se na guia “Performance” do Gerenciador de tarefas. Com ela, você consegue acompanhar o desempenho de diversos componentes do computador, como processador, memória e disco. Além disso, diversos dados da rede também são mostrados, permitindo a visualização do fluxo dos dados que saem do PC e vão para a internet e o uso dos recursos da máquina. Nesta tela também é exibida o Tempo de Atividade, embora essa não seja uma informação vital, você pode ter curiosidade em saber há quanto tempo o seu sistema está em funcionamento. 

Clique na Imagem para ampliar

Uma alteração importante foi a utilização de nomes amigáveis para processos em segundo plano, tornando mais fácil a identificação. Muito usuários avançados complementavam o uso do Gerenciador de Tarefas com outras ferramentas, como o Monitor de Recursos, simplesmente porque no passado o Gerenciador de Tarefas não mostrava a atribuição de disco e rede por processo.

O mapa do Calor > A diferença mais notável na nova guia Processos é o novo mapa de calor, que representa diversos valores por cor. Os dados de telemetria nos dizem que é muito comum os usuários irem até a guia Processos, classificarem os dados pela utilização da CPU ou memória e procurarem os aplicativos que consomem mais recursos do que o esperado. A melhor coisa de um mapa de calor é que ele permite que você monitore anomalias em diversos recursos (rede, disco, memória e utilização da CPU) ao mesmo tempo, sem precisar classificar os dados.


Outra aba que pode ser bem útil é a “Histórico de Aplicativos”, a qual mostra quais são os processos que mais consomem tempo do processador e transmitem o maior volume de dados pela rede. De posse dessas informações, você consegue encontrar as tarefas que deixam o computador mais lento ou que interferem no desempenho da rede e, assim, resolver os problemas que atrapalham na realização de outras atividades.

Agora que você conhece um pouco mais os recursos que são apresentados na nova interface do Gerenciador, aproveite para acompanhar mais de perto o desempenho da sua máquina e tirar o máximo proveito das ferramentas oferecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário