sábado, 22 de dezembro de 2012

Dicas para amenizar o efeito do calor sobre computadores e notebooks


Nesses dias quentes de verão, é fundamental tomar alguns cuidados com o computador ou notebook. Esse tipo de equipamento foi projetado para operar numa temperatura ambiente não superior a 33ºC e, em nossa cidade ultrapassamos com facilidade essa marca. Algumas recomendações para evitar problemas com seu equipamento:

Localização do equipamento
Para os desktops, que são os computadores do tipo mini torre, temos que verificar se o fluxo de ar dentro do gabinete está adequado. Observe se o seu computador não está com alguma obstrução na entrada ou saída de ar, que pode ser causado pela proximidade de uma parede, um eletrodoméstico gerador de calor, uma janela (sol), um móvel, ou de algum outro objeto. Se o fluxo estiver prejudicado, haverá aumento da temperatura interna do gabinete, gerando menor desempenho e redução da vida útil dos componentes. Procure sanar esses problemas e instale seu desktop num local arejado e ventilado.

Limpeza Interna
Os gabinetes localizados próximos ao chão costumam acumular mais poeira no seu interior, sendo necessário realização de limpeza periódica do mesmo. É fundamental certificar-se que todos os coolers (ventiladores) estejam limpos e funcionando perfeitamente. Quando o cooler está com algum defeito, ou muito sujo, passa a girar mais rápido para atingir a mesma performance.  Isso aumenta o ruído e pode ser um indicativo de problema, neste caso, é recomendável fazer a troca. O cooler resfria o equipamento, mas libera ar quente, então, em alguns casos, é aconselhável instalar outro cooler no gabinete para servir de exaustor, assim, ele joga o ar quente para fora do gabinete, diminuindo a temperatura interna.

Notebooks
No caso de um notebook, a situação é bem parecida, os componentes sobreaquecidos reagem da mesma forma. De repente, você pode perder todo o seu trabalho por causa de um travamento indesejável ou inexplicável.
Aconselha-se trabalhar com o notebook sempre numa superfície lisa e plana, pois normalmente as ventoinhas estão instaladas na base do notebook e é por onde também acontece a troca de calor com o ambiente. As pessoas que utilizam o notebook no colo, no sofá ou até mesmo sobre a cama podem estar impedindo o fluxo de ar. Atualmente, é possível encontrar em lojas especializadas uma base com ventilador para notebooks, exatamente para aumentar a refrigeração.
Outro erro comum, é utilizar como apoio sobre a mesa, aquelas capas finas que acompanham o notebook, que tem como função protegê-lo contra riscos. Porém, tanto cuidado para não riscar o equipamento, acaba expondo o produto ao nocivo aumento da temperatura.
Fique atento para evitar o superaquecimento de seu computador, espero ter contribuído com essas dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário